É um espaço sem temas definidos, será falado sobre qualquer coisa que mesmo por um segundo tenha causado interesse. Declaro, desde já, que o conteúdo deste site pode não corresponder à realidade e expressa apenas as minhas idéias a respeito do assunto, idéias estas publicadas aqui preservando e colocando em uso o meu direito de liberdade de expressão garantido pelos artigos 5o e 200o da Constituição Brasileira.

O homem realmente foi a Lua?

De acordo com a versão oficial, em horário mundial UTC, às 13 horas e 32 minutos de 16 de julho de 1969, os astronautas Neil Armstrong, Edwin ‘Buzz’ Aldrin e Michael Collins partiram na ponta do foguete Saturno V, de Cabo Canaveral na Flórida, Estados Unidos, tripulando a nave Apollo 11 composta pelo Módulo de Comando Columbia e pelo Módulo Lunar Eagle na presença de centenas de milhares de pessoas que, pelas estradas e campos ao redor do Centro Espacial Kennedy, assistiam ao lançamento do foguete.

A Missão Apollo 11 foi a quinta missão tripulada do Programa Apollo da NASA e teria sido a primeira a pousar na Lua. Após quatro dias de expedição, sob o olhar de milhões de telespectadores em todo o mundo, o Módulo Lunar teria tocado a superfície lunar e Neil Armstrong teria sido o primeiro homem a pisar na Lua em 20 de julho de 1969 dizendo a célebre frase “Este é um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para a humanidade”.

Armstrong e ‘Buzz’ Aldrin, que desceu em seguida, teriam caminhado no nosso satélite natural por duas horas antes de retornarem com segurança à Terra em mais quatro dias de viagem cumprindo a promessa do então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, que em 1962, disse que os Estados Unidos mandariam uma missão tripulada com segurança à Lua antes do final da década. Esta história é muito bonita, repleta de heroísmo e superação, porém, essa verdade esta longe ou não do que realmente aconteceu nessa missão em julho de 1969?.

São vários os argumentos contra e a favor do acontecimento.

Contra: Dizem que a bandeira da foto não estaria recebendo um vento tão intenso a ponto de ficar esticada da forma mostrada. Notando que, na parte superior da bandeira, há uma haste para mantê-la sempre esticada. Mas, como explicar que, mesmo nos filmes gravados na época, são exibidas imagens da bandeira tremulando?

A favor: Dizem que a bandeira possui uma haste vertical e uma horizontal, e que no momento em que o astronauta está “fincando” a bandeira no solo ela realmente tremula, mas isso devido ao movimento que o astronauta faz na haste, quando ele para de mexer na haste, a bandeira continua mexendo por um tempo (esse tempo seria menor aqui na terra devido o atrito do ar) e depois para, isso porque em um ambiente sem atmosfera não possui atrito, então a energia do movimento inicial demora a se dissipar.

Contra: é que normalmente, para que se forme a marca de uma pegada, teria que haver umidade no ar. Na Lua não tem ar e tão pouco umidade. Levando-se em consideração a pouca gravidade da lua para manter a poeira abaixada, seria praticamente impossível que se formassem pegadas tão bem definidas como estas, encontradas em milhares de outras fotos tiradas “na Lua”. Uma pegada, na Lua, poderia se desmanchar assim que a bota do astronauta levantasse do chão, tal como acontece no fundo do mar, onde há umidade aos extremos.

A favor: é que em nosso planeta, os grãos de areia têm forma uniforme, arredonda, então uma pegada não é bem definida se não houver umidade porque os grãos de areia não conseguem se manter unidos. Os grãos de areia lunar (chamado de Regolito) têm forma irregular, essa forma irregular é um mecanismo de união entre os grãos, isso pode ter feito com que a forma das pegadas tenham se mantido.

Contra: a foto cheia de penumbras, sombras em múltiplas direções, diversas pegadas e se referindo à base do módulo lunar. Parece que o módulo foi colocado delicadamente ali. Ampliando a foto se nota como são profundas as pegadas do astronauta na superfície lunar enquanto o pé do módulo lunar se mostra perfeito sobre a superfície, sem afundar. Nem parece que esse pé foi um dos responsáveis pela sustentação, durante uma queda, de um módulo de tantas toneladas.

A favor: as penumbras são formadas por reflexão da luz nos objetos e nos gases e por refração da luz nos gases. Na lua não há atmosfera, mas o índice de reflexão da luz do solo lunar é de 8% a 10%, além das roupas dos astronautas que também possuem um índice de reflexão de perto de 10% o que torna possível a formação de penumbra nas sombras em ambiente lunar.

Mediante aos argumentos discutidos, cabe a você tirar sua própria conclusão.

De acordo com a versão oficial, em horário mundial UTC, às 13 horas e 32 minutos de 16 de julho de 1969, os astronautas Neil Armstrong, Edwin ‘Buzz’ Aldrin e Michael Collins partiram na ponta do foguete Saturno V, de Cabo Canaveral na Flórida, Estados Unidos, tripulando a nave Apollo 11 composta pelo Módulo de Comando Columbia e pelo Módulo Lunar Eagle na presença de centenas de milhares de pessoas que, pelas estradas e campos ao redor do Centro Espacial Kennedy, assistiam ao lançamento do foguete.A Missão Apollo 11 foi a quinta missão tripulada do Programa Apollo da NASA e teria sido a primeira a pousar na Lua. Após quatro dias de expedição, sob o olhar de milhões de telespectadores em todo o mundo, o Módulo Lunar teria tocado a superfície lunar e Neil Armstrong teria sido o primeiro homem a pisar na Lua em 20 de julho de 1969 dizendo a célebre frase “Este é um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para a humanidade”. 

Armstrong e ‘Buzz’ Aldrin, que desceu em seguida, teriam caminhado no nosso satélite natural por duas horas antes de retornarem com segurança à Terra em mais quatro dias de viagem cumprindo a promessa do então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, que em 1962, disse que os Estados Unidos mandariam uma missão tripulada com segurança à Lua antes do final da década. Esta estória é muito bonita, repleta de heroísmo e superação. Mas, a verdade pode estar bem longe do que realmente aconteceu nessa missão em julho de 1969.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s